Indústria Farmacêutica: Melhore a eficiência de mistura com menor consumo de energia

Equipamentos de mistura estão presentes nos mais diversos processos da indústria farmacêutica, sendo umas das operações unitárias fundamentais em qualquer ciclo produtivo.

Neste contexto, a otimização deste equipamento representa redução significativa em termos de custos operacionais na produção de medicamentos. Busca-se sempre uma melhor mistura, ao mesmo tempo que as pressões por redução de custos estão sempre presentes.

Frente aos desafios da Indústria Farmacêutica, podemos destacar três objetivos principais em processos de mistura na produção de medicamentos:
● Melhoria de desempenho (performance);
● Flexibilidade de processos;
● Gerenciamento de custos.

Para a melhoria de performance, deseja-se uma melhor qualidade da mistura, além da redução do consumo energético, obtendo assim, maior rendimento do processo.

Flexibilidade de processos é um fator chave, frente à dinâmica das diferentes matérias-primas a serem misturadas. Química verde, variedade da carga e intensificação de processos são componentes cada vez mais presentes na realidade do setor farmacêutico.

Ao se falar em redução de custos, o ideal é “fazer mais por menos”. Logo uma alternativa com prototipagem física e ter maior confiabilidade no scale up representam significante potencial para redução de custos operacionais na fabricação de remédios.

E como buscar a otimização de processos de mistura na indústria farmacêutica?

A simulação computacional representa uma poderosa ferramenta para buscar a otimização de processos de mistura. As soluções da SIEMENS para simulação em CFD permitem reproduzir virtualmente o “mundo real”, através de soluções combinadas de fluxo, transferência de calor e transferência de massa. Complexas interações entre líquidos, sólidos e gases são facilmente reproduzidos através da simulação computacional, evitando despender custos com “tentativa-e-erro”.

  

É a verdadeira inovação em engenharia para sua empresa!

Onde é possível explorar variações de design e condições operacionais. Desta forma, pode-se testar diferentes tipos de impelidores, rotação, e outras condições de processo, reduzindo o número de experimentos custosos. A simulação representa a forma mais barata de se chegar ao melhor desempenho (performance).

A simulação é um dos pilares da Indústria 4.0, com foco em digitalização e integração de processos.

Podemos ajudar na introdução dessa tecnologia indústria farmacêutica!

Para iniciar esse processo de digitalização é salutar utilizar um software de simulação computacional da SIEMENS com o STAR-CCM+. Você se surpreenderá com a redução de custos que poderá ser obtida com a simulação! Para conhecer melhor a prototipagem virtual aplicada a misturadores entre em contato com um de nossos consultores e descubra hoje mesmo como acontece esse processo de maneira prática e confiável, sem precisar parar a produção e ter prejuízos financeiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *