Fadiga Mecânica: a principal causa de falha em componentes

Entenda mais sobre a fadiga mecânica e veja como a JL Engenharia pode te auxiliar em prevenir contra essa falha e fazer seus produtos durarem mais!

Estima-se que a fadiga mecânica é a causa de 50% a 90% de todas as falhas de componentes mecânicos. Ao longo da história houveram casos famosos de falhas devido a fadiga, como por exemplo os mais de 200 navios US Liberty Ships que falharam devido a falha da resistência mecânica durante a segunda guerra mundial, dos quais 12 deles afundaram.

fadiga mecanica

A fadiga mecânica é causada por cargas que variam no tempo e são menores que o limite de resistência a um carregamento estático do material. Estas cargas podem ser cíclicas, como no caso de eixos, ou aleatórias, como no caso das fuselagens dos aviões. A fadiga inicia com a nucleação de uma trinca que vai se propagando até causar o rompimento do material.

fadiga mecanica

 

É necessário ter pleno conhecimento de como o componente está dimensionado para resistência à fadiga para poder projetar produtos com vida infinita contra a falha ou então determinar a vida em que o produto possa ser utilizado com segurança.

Fatores que influenciam a Fadiga Mecânica

Os principais fatores que influenciam a fadiga mecânica são a carga aplicada (amplitude, variação e posição), geometria (carregamentos e concentradores de tensão) e material (propriedades, acabamento da superfície e tensão residual). O desafio é encontrar a melhor interação entre estes fatores e projetar um produto que ao mesmo tempo é resistente a fadiga e com baixo custo de produção.

É neste ponto que a JL Engenharia pode te auxiliar. Contamos com o software SIMCENTER 3D que faz parte do portfólio da Siemens que realiza análises de fadiga de forma precisa, rápida e integrada com os outros cálculos estruturais realizados no desenvolvimento do produto. Além disto, dispomos de uma equipe com experiência em projetos de componentes resistentes a fadiga.

fadiga mecanica

Entre em contato conosco para demonstrarmos as análises de fadiga e os potenciais ganhos para o seu produto. Juntos podemos otimizar e reduzir custos além de projetar produtos robustos e duráveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *