Softwares SIEMENS são aliados da Scuderia Alpha Tauri para criar um carro de Formula 1 de alto desempenho

Segundo Raffaele Boschetti, responsável pela área de TI e Inovação da Scuderia Alpha Tauri, “se você utiliza software SIEMENS para desenvolvimento de produto, desde o desenho CAD até a linha de produção, terá uma peça de qualidade que proporcionará desempenho na pista.”

Com essa mentalidade, a Scuderia Alpha Tauri usou os softwares NX, Simcenter 3D e Fibersim, do portifólio SIEMENS. Desta forma, conseguem desenvolver os componentes para seu carro de F1 com alta performance.

Metas da Scuderia Alpha Tauri

A Scuderia Alpha Tauri foi fundada em 2006 para apoiar seu parceiro Red Bull Racing. É uma equipe inovadora na F1 e ajudou pilotos como Sebastian Vettel e Max Verstappen no caminho para o sucesso no campeonato mundial.

Recentemente, a equipe da Scuderia mirou o alcance de três principais metas:

  • Reprojetar o carro de F1 de acordo com os novos regulamentos;
  • Desenvolver um carro mais seguro, leve e com melhor desempenho;
  • Personalizar o assento para cada piloto, visando melhorar o desempenho.

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O caminho do sucesso – Softwares SIEMENS como Parceiros da Inovação

Para alcançar os objetivos propostos, a equipe da Scuderia focou em duas partes essenciais do carro: o chassi e o assento do piloto. Segundo a equipe, tanto o chassi quanto o assento são partes que envolvem segurança e desempenho.

No caso do chassi, Raffaele Boschetti relata que antes da parceria com a Siemens, passavam três meses produzindo um bom chassi. Ocorria muitas idas e vindas com protótipos. Com o software Siemens, fizeram em apenas um mês, o que trouxe muitas vantagens para a equipe.

O assento, por outro lado, precisa ser personalizado. Ele é um fator de segurança, mas também de performance. O assento transfere ao piloto todas as vibrações e acelerações do veículo. Esses fatores são fundamentais para que ele tenha sensibilidade do carro, o que ajuda na sua guiada. Ele é detalhadamente projetado, respeitando as características físicas de cada piloto e sua posição ideal no carro.

Para isso, primeiramente foi fabricado um molde físico com o corpo do piloto na posição ideal. Após isso, foi utilizado o software NX para criar uma digitalização completa do conjunto assento e piloto. Ou seja foi possível ajustar assim os detalhes do projeto e possibilitando a simulação.

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A corrida contra o tempo

Devido a novos regulamentos que obrigaram a alteração completa do chassi, a equipe teve que simular todos os detalhes do carro. Ou seja, ajustes desde a visibilidade do piloto, seu alcance nos pedais, até como ele se encaixa no chassi e assento. As regras mudam todos os anos e o nível de competitividade é altíssimo. Na Fórmula 1 ninguém tem tempo para errar. Por isso, a equipe da Scuderia Alpha Tauri sabe que a digitalização é a única maneira de ter sucesso na F1 atualmente.

Nesse sentido, Picierro reconhece que a integração das ferramentas de digitalização com software SIEMENS foi uma forte aliada no ciclo de projeto, engenharia e produção. Ele comenta que com o NX foi possível criar um manequim digital do piloto, de acordo com suas dimensões. Com isso, pode-se avaliar com assertividade a sua visibilidade e sua rotação do volante.

Aplicação prática do Simcenter 

Giuseppe Stiscia, líder do grupo de chassi e engenheiro estrutural, ressaltou a importância do software SIEMENS Simcenter 3D para o projeto do chassi e do assento do piloto. Segundo ele, assim como o chassi, o assento precisa ser forte e resistente para suportar as cargas de aceleração. Além disso, é preciso otimizar o peso dessas peças para ser o mais leve possível.

Para esses estudos, Giuseppe destacou o Simcenter como uma ferramenta para compreender o comportamento real das estruturas com agilidade e com o benefício de que todos os envolvidos no projeto estejam usando a mesma plataforma Siemens.

Por fim, a equipe de engenharia da Scuderia Alpha Tauri utilizou o Fibersim para obter uma correlação perfeita entre as análises estruturais e a laminação real e manter a consistência das peças personalizadas. Segundo Andrea Rizzo, engenheira do grupo de layup digital, qualquer material extra ou desnecessário aplicado no molde é um custo adicional, o que pode ser evitado com o uso do software.

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Os Resultados

Com as ferramentas integradas dos softwares SIEMENS, a Scuderia Alpha Tauri desenvolveu um carro de alto desempenho pronto para testes e para a temporada de 2022. A equipe de engenharia reduziu o tempo de desenvolvimento do chassi em 3x. Adicionalmente criaram chassi e assento ideal e personalizado para os pilotos.

Os responsáveis pelo projeto validam o uso das soluções Siemens para concluir a entrega rápida do projeto. A integração dos softwares SIEMENS são um diferencial no desenvolvimento de todo o projeto.

Veja a entrevista completa neste vídeo.

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